A Economia deve ser também Ecológica

Fonte: Folha de Londrina.

Reportagem de Victor Lopes para o Caderno Especial da Folha de Londrina sobre Clima e Economia.

Apesar de depender de recursos naturais para sobreviver, modelo econômico vigente no planeta não inclui a dimensão ambiental na tomada de decisões.

“A economia cresceu e isso está apenas começando. Vamos crescer e não vamos perder empregos. Pela gente deste país, saímos do acordo (de Paris)”. O mundo entrou em choque com essa declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, no início de junho, quando ele anunciou a saída dos norte-americanos do Acordo de Paris, aprovado por 195 países, cujo principal objetivo é reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto de um desenvolvimento sustentável para o planeta.

Na cabeça do polêmico presidente, crescimento econômico não está necessariamente ligado às questões ambientais. Para ele, são assuntos completamente distintos. Mas a realidade nua e crua é que o modelo econômico vigente no planeta, de forma conceitual, de fato não se preocupa com o meio ambiente. O leitor já parou para pensar qual é o peso das questões ambientais na formação de políticas econômicas de países, estados, cidades, ou mesmo empresas? São casos de exceção, é como achar agulha no palheiro. Trump, na verdade, não está sozinho.

Continue a leitura.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s