MacroEconomia Ecológica

O qualitativo ecológico desta área de estudo tem por objetivo requalificar o estudo Macroeconômico Convencional para uma MacroEconomia Ecológica. Essa requalificação tem sido proposta desde os anos 1970 por Herman Daly em seus trabalhos.

A expressão “Economia Ecológica” vinculada à “Macro” pretende integrar à visão analítica da Economia proposta pela Economia Ecológica como um subsistema aberto do sistema ecológico, que é um sistema fechado. Ao considerar a Economia como um subsistema aberto, este deve ser gerido visando sua estabilidade como parte de um todo que possui, portanto, uma escala máxima de carga (carrying capacity). Neste sentido, o fluxo total de matéria e/ou energia do subsistema socioeconômico em um dado período de tempo – throughput – deve ser compatível com a escala sustentável do sistema ecológico.

As metas iniciais do GEMAECO são:

  1. Discutir as reflexões propostas pelos estudos de Herman Daly, Peter Victor e Tim Jackson em MacroEconomia Ecológica;
  2. Discutir para os países desenvolvidos políticas macroeconômicas de crescimento zero ou mesmo decrescimento com estabilidade econômica e social;
  3. Discutir para os países em desenvolvimento, como o Brasil, que o foco das políticas macroeconômicas deva ser a promoção do desenvolvimento, tendo como horizonte os limites da capacidade de suporte, a escala do sistema ecológico global em que a economia é um subsistema aberto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s